Cooperados da Coamo de Engenheiro Beltrão, Peabiru e Quinta do Sol participaram da “Noite Tecnológica”, evento inédito na região, promovido no dia 10 de julho, na propriedade do produtor associado Renato Iba, no distrito Sertãozinho. A iniciativa foi do Departamento Técnico (Detec) da Coamo em Engenheiro Beltrão, juntamente com empresas parceiras que apresentaram novidades relacionadas a híbridos de milho, equilíbrio nutricional e hormonal, além de manejo de defesa das lavouras.
A noite tecnológica contou com a presença de mais de 200 cooperados. A luz da lua e os refletores deram um charme a mais para o evento. O cooperado Halisson Claus Welz Lopes, é um dos que aprovou a iniciativa. “As luzes causam um efeito diferente valorizando ainda mais o evento, além de ser mais cômodo por ser à noite”, observa. Outro que aprovou o evento é César Adriano Tibério. Para ele, quem participa só tem a ganhar. “Temos que ficar atentos em todos os assuntos que envolvem o setor produtivo rural. Uma mesma tecnologia pode apresentar diferença de produtividade de uma região para outra. São demonstrações que mostram melhor a nossa realidade”, destaca.
Segundo o agrônomo do Detec da Coamo em Engenheiro Beltrão, Guilherme Montenegro Sávio, o objetivo do evento foi alcançado com sucesso. “Apresentamos tecnologias que utilizadas com os recursos já existentes nas propriedades proporcionam mais produtividade, qualidade e rentabilidade aos cooperados”, assinala.
Foi realizado no dia 28 de junho em Dez de Maio, região de Toledo (Oeste do Paraná), o dia de campo sobre milho safrinha. O evento foi na propriedade do cooperado Edir Afonso Finkler e contou com uma boa participação. Foram apresentados 20 híbridos das empresas parceiras da Coamo. Outro assunto abordado, foi a importância da devolução correta das embalagem de defensivos tríplice lavadas.
O Detec de São João do Ivaí (Centro-Norte do Paraná) promoveu o Encontro Tecnológico de Milho no dia 04 de julho. Com participação de mais de 170 cooperados, foram demonstrados novos híbridos e apresentados aos participantes novas tecnologias que podem incrementar a produtividade. Também foi montado um espaço para demonstração de maquinários agrícolas.
Cooperados de Cantagalo (Centro-Sul do Paraná), participaram da sexta edição do Galotec. Com a participação de cerca de 100 pessoas, o evento contou com palestras sobre descarte e devolução de embalagens de defensivos e controle de plantas daninhas resistentes e tolerantes, proferida pelo pesquisador Fernando Adegas da Embrapa Soja/Londrina.
Em São Pedro do Iguaçu (Oeste do Paraná), foi realizado um ‘Tour’ nas lavouras de milho safrinha de cooperados. O evento contou com cerca de 25 cooperados que visitaram áreas dos associados Cláudio Haas, Gilmar Ritter, Francisco Librelato e Rui Schimmel. Nas lavouras foram demonstrados híbridos e o bom nível de tecnologia empregada pelos produtores.
No dia 4 de julho, na propriedade do cooperado Pedro Francisco Nodari Franciscato, em Vila Nova, região de Toledo (Oeste do Paraná), foi realizado o dia de campo sobre híbridos de milho safrinha. Foram apresentados 25 híbridos aos mais de 100 cooperados.
O objetivo do trabalho é proporcionar aos associados condições de se interarem das novidades e tecnologias disponíveis no mercado, apresentando os melhores híbridos bem como o lançamento de alguns materiais que estarão à disposição na próxima safra, ajudando os produtores na escolha para o próximo plantio.