Em 11 dias e cerca de cinco mil quilômetros percorridos, a diretoria da Coamo realizou as tradicionais Reuniões de Campo deste segundo semestre de 2013. Ao todo foram 37 encontros com a participação de mais de nove mil cooperados de toda área de ação da cooperativa no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
O projeto existe há mais de 40 anos e os encontros são realizados duas vezes por ano, sempre no início e final da safra de verão, com objetivo de auxiliar os cooperados na tomada de decisões para a condução dos negócios na propriedade. Nas reuniões, eles ficam sabendo da situação geral e das perspectivas da agricultura brasileira, bem como da situação geral da Coamo e Credicoamo.
O presidente da cooperativa, engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, ficou satisfeito com a grande participação do quadro social nas reuniões deste período. “Mais uma vez a participação dos nossos cooperados foi muito boa, mesmo nos dias de chuva ou de frio. Esta participação é que dá sentido ao trabalho que estamos fazendo em prol da melhoria da produtividade e renda dos cooperados da Coamo. As reuniões foram bem recebidas pelo quadro social, com acesso à importantes informações do cenário atual da nossa agricultura”, observa Gallassini.
Um dos assuntos que mais chama a atenção dos participantes nas Reuniões de Campo é o comportamento do mercado de commodities. Neste segundo semestre, o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, apresentou a situação atual e a tendência futura de comercialização dos principais produtos agrícolas como o trigo, soja e milho, diante da oferta e demanda da produção brasileira e mundial.
Dr. Aroldo expôs nas reuniões a situação momentânea de comercialização, lembrando que a soja e o milho estão com bons preços, considerando principalmente o custo de produção dos produtos. “Sempre reforço que temos de vender baseado no custo de produção e se levarmos isso em consideração tanto a soja como o milho estão com preços bons”, afirma Gallassini.
São vários os assuntos abordados nas Reuniões de Campo promovidos pela diretoria e que despertam grande interesse dos cooperados da Coamo no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Entre os temas estão o mercado de commodities; importância do planejamento e diversificação de atividades na propriedade; projetos e programas de apoio à produção conduzidos pela Coamo; valores dos preços mínimos dos produtos agrícolas; limites e custos de financiamentos, além dos financiamentos de investimentos e dos custos diretos de produção da safra 2003/14.
Também foram abordados nas 37 reuniões temas como os projetos de Tecnologia de Aplicação de Defensivos; Plano Agrícola e Pecuário; Seguro Agrícola e demonstrações de desempenho da Via Sollus Corretora de Seguros e da Credicoamo, Crédito Rural Cooperativa que com seus produtos e serviços têm beneficiado milhares de cooperados.