Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 427 | Julho de 2013 | Campo Mourão - Paraná

Esporte & Lazer

Centro-Oeste com 69 equipes, 102 jogos e 252 gols

Cooperados elogiam a organização e espírito cooperativista na Copa Coamo

Com mais de mil atletas cooperados distribuídos entre 69 equipes, foi realizada no dia 22 de junho, a regional Centro-Oeste da Copa Coamo de Cooperados – Futebol Suíço. A bola rolou nos campos de Mamborê, Altamira do Paraná, Boa Esperança, Juranda e Roncador totalizando 102 jogos e 252 gols marcados, uma média de 2,47 gols por jogo.

Para a grande final em Campo Mourão, no dia 03 de agosto, estão garantidas as equipes Primavera (Juranda), Palmital 43 (Roncador), Altamira Futebol Clube (Altamira do Paraná), Vira Copos (Boa Esperança) e Fantin “A” (Mamborê).

FINAL – Em Mamborê, o Fantin “A” derrotou o Água da Palmeira por 2 a 0. O Viracopos venceu o Meia Boca Júnior por 1 a 0 e ficou com o título em Boa Esperança. Em Roncador, o Palmital 43 foi campeão ao vencer o Sambatti, por 1 a 0, e em Juranda, o Primavera sagrou-se campeão ao derrotar o São Roque, por 2 a 0.

FESTA ELOGIADA - Para a diretoria da Coamo, o evento é um projeto de lazer e esporte que vem agradando e recebendo muitos elogios dos cooperados. “A regional Centro-Oeste foi muito bem organizada e participativa”, afirma o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini. “Temos que parabenizar todos os cooperados desta regional e também os nossos funcionários que de forma voluntária deram um show no atendimento e organização aos cooperados e visitantes”, acrescenta.

Regional Sede define últimos campeões

Participaram da última etapa, 46 equipes com 72 jogos e 173 gols marcados, uma média de quase 2,5 gols por partida

Com clima de muita alegria e integração, muitos gols e bom nível técnico e disciplinar, foi realizada no dia 06 de julho, a última regional da Copa Coamo de Cooperados 2013. Os jogos aconteceram nos campos de Araruna, Campo Mourão, Iretama e Luiziana reunindo mais de 500 atletas e milhares de pessoas que prestigiaram as partidas.

A regional Sede foi a última de sete etapas realizadas na competição, que teve início no dia 04 de abril. Com isso, já são conhecidos os 33 times que disputarão a grande final da Copa Coamo no dia 03 de agosto, em Campo Mourão.

CAMPEÕES - Os campeões da regional Sede foram: por Araruna, equipe Primavera que venceu São Martinho nos pênaltis após empatar em 1 x 1 no tempo normal. Em Campo Mourão, sagrou-se campeã a equipe Sambatti que derrotou Campo Mourão por 2 x 0. Água de Jurema venceu por 2 x 1 o time Água da Roseira e representará Iretama na final. Em Luiziana, a disputa ficou entre Barcelona e Campina do Amoral, que empataram no tempo normal e nos pênaltis venceu o Barcelona.

NÚMEROS - Participaram da Regional Sede, 46 equipes com 72 jogos e 173 gols marcados, uma média de quase 2,5 gols por partida.

INTEGRAÇÃO - Realizada há 20 anos, a Copa Coamo se transformou no maior projeto de integração e lazer entre cooperados, familiares, diretores e funcionários. “Assim como as demais, a última regional foi um sucesso. Contamos com uma grande participação de cooperados, familiares e comunidade em geral. O ponto alto, mais uma vez, foi a disciplina e o respeito entre os cooperados que protagonizaram belíssimas partidas. Agora, é só esperarmos para a grande final que reunirá equipes de todas as regiões que atuamos”, observa o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini.

Vinte anos de Copa Coamo

Atenções se voltam para a grande final que será realizada no dia 03 de agosto, em Campo Mourão

No ano em que a Copa Coamo comemora 20 anos, o Jornal Coamo tem mostrado histórias de cooperados que participaram de todas edições. Nas regionais não faltam atletas que continuam participando do evento, seja jogando ou, agora, fora dos campos como dirigente ou na torcida.

Campeões da primeira Copa

Durante a etapa de Campo Mourão, a reportagem do Jornal Coamo conseguiu reunir parte dos integrantes da equipe Sambatti, que venceu a grande final da primeira Copa Coamo, em 1993. Com 67 anos, ‘seo’ Ursino Pereira já não está no mesmo time e com o mesmo pique de 20 anos atrás, mas faz questão de ainda participar. “É um dia inesquecível para nós. Participo hoje mais como companheiro do que atleta, mas se precisar entro em campo”, observa.

Adalto Sambatti é um dos incentivadores da Copa Coamo em Campo Mourão. Vinte anos se passaram e ele continua jogando na mesma equipe. “É muito gratificante participar da Copa Coamo. Mais uma vez, vamos representar Campo Mourão na grande final do evento que para nós é a Copa do Mundo dos Cooperados”, destaca.

Tio e sobrinho em campo

Pedro Teixeira de Oliveira, de Juranda, participou de todas as copas. Para ele, o evento é o momento de lazer e confraternização do quadro social. “É a coroação de um trabalho de parceria”, frisa e acrescenta que nesses 20 anos são muitas as lembranças que emocionam e alegram. Jogando ao lado de um irmão, o cooperado teve uma alegria a mais neste ano ao participar do lado do sobrinho Diego Aparecido de Oliveira, que pela primeira vez participou da competição.

‘Seo’ Eugênio e os oito filhos

Em Mamborê, os Mailkut, popularmente chamados de ‘Maricuta’, participaram em peso da Copa Coamo. Com 75 anos, ‘seo’ Eugênio, patriarca da família, tem a honra de ter oito filhos disputando a competição. A família foi dividida e cada um foi para um time, contudo, segundo ‘seo’ Eugênio, o importante é participar.

Copa em família

A família Puton de Luiziana está na terceira geração de atletas que disputam a Copa Coamo. O patriarca ‘seo’ Silvino atualmente fica fora das quatro linhas, atuando como dirigente. Em campo, estão filhos e neto. “Participei de todas as edições. É um prazer ter jogado ao lado dos filhos e agora torcer pelo neto”, assinala.

Entre parentes

Equipe que disputou a etapa em Juranda com um nome bastante sugestivo: “Entre parentes”. Marcio Leandro de Carvalho, explica que todas os times formados para a Copa Coamo sempre tiveram atletas com parentesco. “Já virou uma tradição a nossa equipe ser formada por parentes”, diz.

Os 33 finalistas da Copa Coamo - 2013

Está sendo preparada a festa da grande final da Copa Coamo. O evento será no dia 03 de agosto, em Campo Mourão, no ginásio da Arcam, a partir das 08h30.

A cerimônia de abertura contará com desfile das delegações, hasteamento das bandeiras e atrações que são mantidas em segredo pela organização do evento. Após a abertura, a bola rola nos campos da Arcam para que seja conhecido o campeão da Copa Coamo 2013.