Finalizada a colheita da safra de verão na região Sudoeste do Paraná, o momento é de computar os dados. Na propriedade do cooperado Genésio da Silveira a implantação já é das culturas de inverno, porém, os resultados do verão ainda estão na memória. Mesmo com a falta de chuva na região, as produtividades fecharam em 134 sacas de soja por alqueire e de 460 de milho. “É uma boa média se considerarmos os problemas climáticos. Em janeiro, ficamos 26 dias sem chuva e muitos produtores não conseguiram essas médias”, assinala.
De acordo com o cooperado, no ano passado a falta de chuva também prejudicou a safra, mas mesmo assim as produtividades foram satisfatórias. “Procuramos sempre aplicar tecnologia e temos conseguido boas médias, mesmo com falta de chuva. Buscamos sempre por novidades que são implantadas em parceria com a Coamo”, observa o cooperado que também não abre mão de práticas culturais como, por exemplo, a rotação de culturas e a integração lavoura-pecuária. Nos 46 alqueires de cultivos são sempre reservados pelos menos de 20 a 25% para o milho de verão. Já no inverno são cultivados aveia e azevém que servem de pastagem para a criação de animais.
Dentro do trabalho de parceria desenvolvido entre o cooperado e a Coamo, neste ano ele cedeu uma área para que fosse realizado o Dia de Campo da Unidade de Coronel Vivida. “É uma oportunidade de testarmos dentro da propriedade tudo o que há de novo no mercado, seja em variedades de soja, híbridos de milho e de outros insumos utilizados no cultivo. Além, é claro, de participarmos de palestras sobre o manejo das culturas.”
Neste ano, outra novidade implantada na propriedade do cooperado foi a produção de sementes para a Coamo. “Destinamos a melhorar área e as sementes foram de excelente qualidade. Com certeza vale contribuir com a Coamo. Desde que comecei a trabalhar com a cooperativa, obtive bons resultados. Por isso, pretendemos continuar essa parceria”, comenta Silveira.
O engenheiro agrônomo, Nairom Alpe de Quadros, do Departamento Técnico da Coamo em Coronel Vivida, destaca que o uso de tecnologia tem influenciado a elevar e a manter as produtividades. “Nosso objetivo é sempre incrementar as produtividades dos cooperados. A Coamo nos oferece treinamento e repassamos as informações diretamente para os nossos associados e os resultados têm sido as boas produtividades alcançadas no campo.”