Difusão de Tecnologia! Este foi o objetivo do 2º Show Tecnológico realizado pela unidade da Coamo de Roncador. Com a participação de mais de 150 cooperados e com o apoio das empresas parceiras, o evento proporcionou aos cooperados aprimoramento do conhecimento e apresentação das mais recentes novidades do mercado agrícola, no que se refere aos mecanismos de defesa fitossanitária para soja, milho, feijão e trigo.
Para o cooperado Mario Kovalek, o evento proporcionou uma recapitulação dos conhecimentos passados. “É importante esse interesse da Coamo em proporcionar ao cooperado da região o avanço em tecnologia que tanto a agricultura necessita”, comenta.
O Departamento Técnico da Coamo em Laguna Carapã (Mato Grosso do Sul) realizou o tradicional Encontro Tecnológico de Cooperados, na sede da Arcam. As palestras deste ano foram “Cenários do Agronegócio Brasileiro 2013/2014”, ministradas por Dicezar Vernizi, trader da Coamo, e “Milho: Caminhos da Produtividade”, pelo professor Dr. Césio Humberto de Brito, da Universidade Federal de Uberlândia.
O evento contou com a presença de aproximadamente 125 pessoas entre cooperados, funcionários e autoridades públicas. O pesquisador da Embrapa CPAO de Dourados, Gessi Ceccon ressalta a importância técnica do evento e a imagem positiva da cooperativa perante a região.
A unidade da Coamo em Toledo (Oeste do Paraná), realizou o encontro com o tema “Estratégias para Altos Rendimentos na Cultura da Soja”, ministrado pelo doutor em agronomia, Elmar Luiz Floss. O evento que é realizado todos os anos, foi no auditório da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Toledo. Com um público de 170 pessoas, dentre cooperados, estudantes de agronomia e professores o evento consagrou por mais um ano seu sucesso.
O encarregado do Departamento Técnico da Coamo em Toledo, Lucas Gouveia Viela Esperandino, diz que o encontro é a possibilidade de os cooperados conhecerem as tecnologias e novidades. “O foco é aumentar a produtividade e divulgar as novas tecnologias e o melhor manejo a ser aplicado. O produtor precisa disseminar as novas técnicas que aprendem no campo. Técnicas, aperfeiçoamento e manejos são prioridades nas lavouras.”
Segundo o palestrante e engenheiro agrônomo, Elmar Luiz Floss, o objetivo é apresentar opções para que os cooperados possam aumentar a produtividade e a rentabilidade. “É possível aumentar a eficiência no campo desde que haja conhecimento sobre técnicas, cultivo do solo, manejo, controle de pragas entre outras práticas. O único que não é possível é o clima, que é apenas uma previsão e não certeza.”
Em São Pedro do Iguaçu (Oeste do Paraná) foi realizado o Encontro Técnico. O evento foi no auditório da Casa da Cultura e contou com a participação de cerca de 100 cooperados da região de atuação da unidade.
Foram apresentadas duas palestras, sendo abordado sobre “Biologia e Manejo do Capim Amargoso”, pelo engenheiro agrônomo, Renato Dziubate, do Detec da Coamo. Ele mostrou a importância de conhecer a planta daninha para melhor manejá-la, levando em conta a distribuição geográfica da planta e apresentou alternativas de manejo. Outra palestra foi com o professor Elmar Floos, de Passo Fundo (RS), que falou sobre estratégias para alcançar altas produtividades na cultura da soja.
Um dia de campo sobre herbicidas de pastagem foi promovido recentemente em Dois Irmãos (Oeste do Paraná). Também foram abordados no evento a importância do uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual); devolução de embalagens e tríplice lavagem; amostragem e correção de solo em áreas de pastagem; e manejo pré-parto em vacas de leite. O campo foi montado na propriedade do cooperado Miguel Jose Heck, estrada Dois Irmãos a Flor da Serra.
De acordo com os organizadores, o dia de campo foi muito produtivo, com os produtores fazendo perguntas e tirando dúvidas sobre os temas discutidos. Serviu para firmar ainda mais a parceria da Coamo junto aos produtores e mostrar a preocupação com a assistência técnica e aumento de produtividades tanto na parte agrícola como pecuária.